domingo, 24 de outubro de 2010

Caminho adverso

Caminho adverso,
confuso, sem seta, sem reta.
Caminho de caminho,
sem esperança, de dor, sem encanto.
Caminho que dói,
de lágrima, sem eira, sem beira.
Caminho de conflito
sem ida, sem volta, de reviravolta
Sem caminho... sem revolta.

ANDRADE, Audrey


*******

O caminho da vida pode ser comparado a um grande labirinto, com um emaranhado de caminhos que não leva a lugar algum e que só se chega ao fim ou ao meio, com a morte. Hoje ainda não desejo chegar ao ponto final porque tenho muito caminho a percorrer, ainda que eu não chegue a lugar algum. O que me prende ao labirinto é a responsabilidade de não deixar só quem precisa de mim para prosseguir. Talvez até seria melhor, mas não sei. Na dúvida, recue, como disse Sun Tzu, em “A Arte da Guerra”. Afinal, a suprema arte é derrotar sem lutar. Hoje eu não luto!

3 comentários:

  1. O importante é caminhar. Clarice Lispector dizia que: "Perder-se também é caminho" bela poesia! Tchau!

    ResponderExcluir
  2. AUDREY,

    lhe devo dois momentos distintos e agradáveis de gratidão.

    O primeiro quando honrou-me com seu comentário no meu blog de humor: Humor em textos.

    Creia que ser o mais simples e real possível é a única forma que sei de transmitir o que sinto.

    Então você acertou!

    Em segundo lugar, este seu texto é absolutamnte belo e instigante, pois eu diria que nossas vidas se constituem de caminhos adversos eventualmente, com alguma excessão para confirmar a regra.

    Mas, veja AUDREY, quem como eu vejo pássaros sairem dos ovinhos sempre, não acredita que um ser tão frágil e dependente vá sobreviver, apesar da mãe atenta!

    E a quase totalidade, deles vingam!

    Se você olhar para o céu, não achará plausivel, nem lógico que habitemos um planeta tão insignificante e ainda não tenhamos sido engolidos por sistemas planetários milhões de vezes maiores que o nosso.

    Se você para prestar atenção e analisar a complexidade do nosso corpo humano, irá constatar que diariamente, temos complexos sistemas internos que podem entar m colapso a qualquer momento.

    E cada vez vive-se mais!

    Enfim , o que estou querendo lhe dizer AUDREY é que, acima de todas as nossas improbabilidades confessas e reais de não resistirmos a tantas adversidades, somos consequência da vontade divina e que só esmorece, quando nós o negamos e entregamos nossos destinos, como fazem os fracos, nas mãos daquilo que pensamos ser mais fortes do que nós.

    AUDREY, ninguém é mais forte que você.

    Um abração carioca!

    ResponderExcluir
  3. Complicados,
    os caminhos da vida.
    Muitas vezes,
    cheios de curvas,
    sem reta alguma.
    Mas é na esperança,
    mesmo com dor,
    que avançamos,
    a procura de um encanto.
    Embora muitas vezes saibamos,
    que tudo não passa de um belo sonho!

    Beijo
    PS.: sei, comentário meu em postagem atiga, mas estou "passeando" pelo seu blog!

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos!!! O caminho é pequeno, mas o coração é grande.