quarta-feira, 15 de junho de 2022

Forjar é para metais

“Forjar é o ato de fabricar algo na forja, isto é, modelar mental ou outro material através de uma forja.


Normalmente, o ato de forjar tem o metal como elemento principal. Quem realiza o trabalho na forja é o ferreiro.

No sentido figurado, forjar significa inventar, no sentido de dar origem a alguma coisa a partir do nada, sendo em geral algo que não é real, uma evidência falsa.

Sinônimos: adulterar, armar, compor, criar, elaborar, fabricar, fazer, idealizar, inventar, manipular, manufaturar, maquinar, modelar, tramar, urdir”.

 

*******

 

Nunca vi o trabalho de um ferreiro forjando uma peça de metal – o que lamento profundamente, já que considero o trabalho artesanal lindíssimo. Mas ao longo da minha vida já vi tanta gente forjar os mais variados tipos de atitudes e sentimentos – o que também lamento, já que considero o falso terrível.

É engraçada esta comparação e ao mesmo tempo tão assustadora. Uma peça forjada é duradoura, é forte, é a transformação do metal bruto, pesado em proteção, em arte, mas também em arma. Os ferreiros forjavam ferraduras para proteger os cascos do cavalo, faziam objetos que serviam de adorno, mas também forjavam espadas que quitam vidas.

Forjar atitudes e sentimentos pode ser uma das piores forjas do ser humano. Pode ser “duradouro”, mas não é real e isso independe do que esteja sendo forjado – atitudes ou sentimentos. A forja, a mentira machucam mais que uma dura verdade, que uma nua realidade, e têm prazo de validade. Ao final, se fere, mas também se é ferido. Refugar a realidade, forjando sentimentos e atitudes pode ser tão fatal quando uma espada... cravada no peito do outro, mas também em si mesmo.

Forjar é para metais. Qualquer coisa diferente disso pode ser fatal.

6 comentários:

  1. UAU,Audrey, que bom te ver novamente! Falaste tuuuuuuudo aqui: forjar é para metais e não para corações e/ou almas...E muitos insistem em fazer isso, esquecendo de todo o resto!Afff... beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Chica, como se enganam, não é mesmo?

      Obrigada pela visita e o carinho de sempre! AMEI ver como os meninos estão crescidos. Confesso que fiquei até um pouco assustada!! Que lindos!

      Bom te ter por aqui!!!

      Beijocas!!!!

      Excluir
  2. Obrigada pela visita Audrey , me trouxe a esse 'caminho ' que me pareceu excelente para caminharmos juntas.
    Gostei muito de te ler, já te seguindo. E levando teu link para não perde-la elos caminhos rs
    um abraço e que forjar seja só pela Arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho! Gosto muito de te ler.
      Sem dúvida que forjar seja só pela Arte.

      Beijocas!!!

      Excluir
  3. Olá, conheci teu blog agora e já estou te seguindo pois gostei do teu estilo de escrever e da análise da palavra. Ótima semana para ti, e te convido a conhecer meu blog e me seguir por lá, beijos ;)
    https://botecodasletras2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que bacana tê-la por aqui. Seja muito bem vinda. E convite aceito para conhecer teu blog.

      Beijocas e volte sempre que quiser.

      Excluir

Sejam bem-vindos!!! O caminho é pequeno, mas o coração é grande.