terça-feira, 9 de junho de 2020

Quebra-cabeças


Em diversas ocasiões julgamos coisas, situações, pessoas... medimos com a nossa régua, enxergamos com os nossos olhos. Quanto equívoco. Podemos e devemos analisar, avaliar – é lícito que o façamos – mas, acima de tudo, fazer com o máximo de isenção possível. Aí entra o tempo para auxiliar. Só o tempo e a distância nos capacitam com a isenção para análises. E então, descubro que nunca foi o outro, sempre fui eu. Aquele velho clichê “o problemas não é você, sou eu” fica tão real que assusta, mas obriga a fazer um mergulho ainda mais profundo no interno.

As peças não se encaixam, são incompatíveis. Assim como em um quebra-cabeças, não há como encaixar uma mesma peça em duas peças diferentes, na vida, em todos os tipos de relação é a mesma coisa. Um dos encaixes não é perfeito. Poderia até parecer perfeito. Parecer. Mas de verdade, não o era. O perfeito encaixe era outro. Não é uma questão de ser mais ou menos, maior ou menor, bom ou mau, bem ou mal, melhor ou pior... só não era o encaixe perfeito. Só isso.

O tempo e a distância nos tiram a miopia. Vemos as outras peças tão bem encaixadas nas formas de ser, de agir e pensar, nas atitudes, nos gostos, nos gestos, nas preferências... que o jogo se completa. Enfim, se completa o quebra-cabeças com a perfeita e verdadeira peça que faltava. Um encontro de almas. E aquela outra peça que achava que se encaixava tão bem, descobre que, na verdade, não fazia parte daquele jogo. Ela tem outra forma de ser, de agir, de pensar... ela jamais tomaria outra forma para fingir um encaixe. Ela é diferente demais. É a verdadeira e perfeita peça, só que de um outro quebra-cabeças que ela quer jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem-vindos!!! O caminho é pequeno, mas o coração é grande.