segunda-feira, 26 de março de 2012

Troco meu ovo de páscoa por um livro


Mariana: – Mãe, a Páscoa está chegando!
Eu: – É, eu sei, Mariana!
Pedro: – Eu já escolhi o meu ovo, mãe!
Eu: – Ah, que bom!
Mariana: – Então, eu troco meu ovo de páscoa por um livro!
Pedro: – Eu não, mãe. Já sei até que ovo eu quero!
Eu: – Mas, Mariana, a mamãe já te deu um livro esta semana!
Mariana: – Ah, mãe UM livro! Eu já acabei faz tempo!
Pedro: – Eu também já li meu mangá*! – nem sei se é assim que escreve e, sinceramente, nem vou  procurar saber.
Eu: – Mariana, tem quatro dias que eu te dei o livro! E João Pedro, o mesmo eu digo pra você!
Mariana: – Desculpa, mãe. Eu devia então ter soletrado o livro, porque já acabei de ler há dois!
Pedro: – Eu também já li o meu, mas não troco o meu ovo de páscoa por UM mangá, não. Se for para trocar, quero trocar por alguns, porque só custa R$ 10 reais. Os livros da Mariana é que são caros
Mariana: – João Pedro, não se mete!
Pedro: – Mariana, a mamãe está conversando com nós dois e não só com você.
Eu: – Para a briga! Porque senão não vai ter ovo de páscoa e nem livro!
Mariana: – Pois é, é isso que recebo por ter ouvido você! Você dizia pra mim: “Mariana, ler é muito importante porque amplia os horizontes, aumenta vocabulário. Uma pessoa que lê não escreve errado” e blá, blá, blá... É isso que eu recebo por ser obediente.
Pedro: – É isso aí, Mariana! A mamãe quer que a gente fique burro!
Mariana: – E gordos, né?! Eu quero conhecimento e a mamãe quer que eu engorde!
Eu: – Sinceramente, eu não mereço tanto!
Pedro: – Merece sim, né, Mariana?!
Mariana: – Merece, Pedro, porque tem um monte de gente que eu conheço que a mãe reclama porque não gosta de ler. A mamãe fica reclamando porque a gente gosta, porque os livros são caros e porque a gente lê rápido!
Eu: rsrsrsrsrs
Mariana: – E aí, mãe, a troca tá valendo?!
Eu: – Vou pensar!
Mariana: – Sempre essa resposta né, mãe?!
Pedro: – Ela é assim, Mariana!
Eu: rsrsrs

* Mangá é um livro extremamente esquisito de histórias de um personagem oriental esquisito que se lê de trás para frente!

*******


Mariana A-DO-RA ler. Minha preocupação não é com o preço dos livros, como ela pensa. Minha preocupação é que se eu comprar quatro livros por mês, ela lê os quatro rapidinho, mas e a escola?! Meu receio é que ela se dedique mais a leitura que à escola e acabe se prejudicando. Sei o quanto é importante a leitura, mas também sei o quanto a escola exige do aluno. Então, fico em uma sinuca de bico! E ela ainda consegue ler dois livros ao mesmo tempo e não se perder nas histórias.
Já o João Pedro é o seletivo. Ele só gosta de ler os tais livros que são de trás para frente. Uma coisa muito doida! Mas quando se trata de ler os textos de literatura do livro de Português, reclama, diz que os textos são chatos, grandes e coloca uma porção de defeitos. Então, me resta dizer que vou pensar.
Bom, o jeito será abrir uma negociação! Notas boas, eu compro livros. Notas ruins, eu coloco de castigo e sem ler! rsrsrs Esses são meus filhos!