segunda-feira, 26 de março de 2012

Troco meu ovo de páscoa por um livro


Mariana: – Mãe, a Páscoa está chegando!
Eu: – É, eu sei, Mariana!
Pedro: – Eu já escolhi o meu ovo, mãe!
Eu: – Ah, que bom!
Mariana: – Então, eu troco meu ovo de páscoa por um livro!
Pedro: – Eu não, mãe. Já sei até que ovo eu quero!
Eu: – Mas, Mariana, a mamãe já te deu um livro esta semana!
Mariana: – Ah, mãe UM livro! Eu já acabei faz tempo!
Pedro: – Eu também já li meu mangá*! – nem sei se é assim que escreve e, sinceramente, nem vou  procurar saber.
Eu: – Mariana, tem quatro dias que eu te dei o livro! E João Pedro, o mesmo eu digo pra você!
Mariana: – Desculpa, mãe. Eu devia então ter soletrado o livro, porque já acabei de ler há dois!
Pedro: – Eu também já li o meu, mas não troco o meu ovo de páscoa por UM mangá, não. Se for para trocar, quero trocar por alguns, porque só custa R$ 10 reais. Os livros da Mariana é que são caros
Mariana: – João Pedro, não se mete!
Pedro: – Mariana, a mamãe está conversando com nós dois e não só com você.
Eu: – Para a briga! Porque senão não vai ter ovo de páscoa e nem livro!
Mariana: – Pois é, é isso que recebo por ter ouvido você! Você dizia pra mim: “Mariana, ler é muito importante porque amplia os horizontes, aumenta vocabulário. Uma pessoa que lê não escreve errado” e blá, blá, blá... É isso que eu recebo por ser obediente.
Pedro: – É isso aí, Mariana! A mamãe quer que a gente fique burro!
Mariana: – E gordos, né?! Eu quero conhecimento e a mamãe quer que eu engorde!
Eu: – Sinceramente, eu não mereço tanto!
Pedro: – Merece sim, né, Mariana?!
Mariana: – Merece, Pedro, porque tem um monte de gente que eu conheço que a mãe reclama porque não gosta de ler. A mamãe fica reclamando porque a gente gosta, porque os livros são caros e porque a gente lê rápido!
Eu: rsrsrsrsrs
Mariana: – E aí, mãe, a troca tá valendo?!
Eu: – Vou pensar!
Mariana: – Sempre essa resposta né, mãe?!
Pedro: – Ela é assim, Mariana!
Eu: rsrsrs

* Mangá é um livro extremamente esquisito de histórias de um personagem oriental esquisito que se lê de trás para frente!

*******


Mariana A-DO-RA ler. Minha preocupação não é com o preço dos livros, como ela pensa. Minha preocupação é que se eu comprar quatro livros por mês, ela lê os quatro rapidinho, mas e a escola?! Meu receio é que ela se dedique mais a leitura que à escola e acabe se prejudicando. Sei o quanto é importante a leitura, mas também sei o quanto a escola exige do aluno. Então, fico em uma sinuca de bico! E ela ainda consegue ler dois livros ao mesmo tempo e não se perder nas histórias.
Já o João Pedro é o seletivo. Ele só gosta de ler os tais livros que são de trás para frente. Uma coisa muito doida! Mas quando se trata de ler os textos de literatura do livro de Português, reclama, diz que os textos são chatos, grandes e coloca uma porção de defeitos. Então, me resta dizer que vou pensar.
Bom, o jeito será abrir uma negociação! Notas boas, eu compro livros. Notas ruins, eu coloco de castigo e sem ler! rsrsrs Esses são meus filhos!

30 comentários:

  1. rsssss.... Esses papos só mudam de endereço,rsrs...
    Legal! beijos,tudo de bom,chica(tenho o Neno aqui que devora livros desde que aprendeu a ler sozinho.Um amor!)

    ResponderExcluir
  2. Voltei...E o resultado é que por ler muito ele se destaca nas escritas na aula, tem um vocabulário riquíssimo. Só faz bem!!1beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. ler sempre é bom, mas ela precisa sim se organizar, sua preocupação é muito válida. beijos

    ResponderExcluir
  4. Audrey!

    Sempre li muito e quando gosto leio de uma vez, sem dormir. Compensa. Sou assim desde menina e sempre fui primeira aluna. Tive que engolir o mangá que meu sobrinho adora e até fez um vídeo para o youtube. É diferente, mas é outro país. Os japoneses só leem esse tipo de revista,

    Como não posso comer chocolate nem nada que leve leite, passe-me seu endereço que mando o ovo para seu filho.

    Lindo diálogo que já não mais se vê.

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha visto o texto assim que vc postou e morri de rir! rsrs
    Mas vim agradecer teu comentário lá no blog e aproveito pra rir de novo! haha
    Que filhos fofos esses!!

    Um lindo dia pra vcsss!
    Bjussssssss

    ResponderExcluir
  6. AUDREY,

    não quero nem pensar em comentar esta situação, afinal o que mãe faz ou falou, tá feito e falado.

    De repente escorrego numa opinião menos acertada e os tres caem de críticas em cima de mim.

    Tô fora! kkkkk

    Agora, o diálogo que você Audrey, elaborou, é de uma correção extraordinária, se é que eu tenho capacidade para análises técnicas dessa natureza.

    E gostaria que você ficasse sabendo que depois que me deu aquele puxão de orelha, lá no "Falando Sério", passo a me sentir irmão do Pedro e da Marina.

    E confesso: Adorei a idéia. kkkkk

    Abração carioca, minha sempre atenciosa e amiga virtual!

    ResponderExcluir
  7. Adoooro me cercar de gente assim feito "voces"

    Texto gostoso demais.

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Pois livros são sempre bem vindos. Também trocaria, sem pestanejar, um ovo por um livro...
    Um grande abraço, menina!!!

    ResponderExcluir
  9. Querida, porque se lembrou de lhe chamar João Pedro?!!!! Todos os que eu conheço são assim... irrequietos e um bocadinho "loucos"....

    Mas a loucura também faz falta, não é? Além de que as meninas são quase sempre mais calmas, mais atentas, mais interessadas.

    Beijinhos para eles e para si, mamãe atenta!

    ResponderExcluir
  10. Audrey...

    Perfeito!...:)***

    Beijos,
    AL

    ResponderExcluir
  11. TEM MAIOR FELICIDADE DO QUE ESSA... FILHOS QUE AMAM LEITURA! PERFEITOS...
    ENTENDO SUA PREOCUPAÇÃO, POIS ALÉM DA LEITURA, TAMBÉM EXISTE O CONTEÚDO COLEGIAL.
    MAS LINDA TROCA VOCÊ VAI ESTABELECER... NOTAS BOAS, LIVROS NAS MÃOS!
    Um lindo dia!
    Beijo pesado de carinho.
    Lorena Viana
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Óh Audrey ,
    mas a Mariana e João Pedro são uma delícia .
    Além de gostarem de ler , coisa que muito adulto não faz , são vivos e inteligentes .
    Parabéns .

    Um beijo grande para os três .

    ... também trocaria meu ovo de páscoa

    ResponderExcluir
  13. " ler é sempre um bom exercício".
    Que essas ferinhas continuem a ter paixão pela leitura.

    ResponderExcluir
  14. Primeiro, obrigada pela presença assídua e comentários sempre amigos em meu blog.

    PS: Primeiro ri mto com seu post, depois parei para responder.

    Qto aos mangas n tem nada de esquisito. Primeiro são moda, mania, tendência de leitura, tem identidade com os colegas. Leitura não compartilhada nem sempre é produtiva, ele lê e a torcida do flamengo hj lê mangas. Na minha época se lia Capricho, antes dessa fase Luluzinha e hj a moda é Turma da Mônica jovem.
    Qto aos personagens dos mangá, os orientais zoiudos, eles são referência de cultura, avanço, conhecimento, sabedoria. No meu ver, nada mal
    Qto ao de trás pra frente, desde a chegada dos mangás no Brasil as revistas são publicadas com sua leitura invertida do fim para o começo e desta forma, criou-se um mito de que mangá é assim.
    Os mangás publicados aqui no Brasil tem este formato porque o sentido de leitura no Japão é da esquerda pra direita. O único modo de adaptar o material para nossa leitura, seria espelhar toda a revista.

    Qto a sua filha devorar tantos livros, tenho um traça como chamo aqui em casa no mesmo perfil e eu sou assim e isso só enriquece o estudo, a escrita o aprendizado de matérias, assuntos, textos, interpretações e produções textuais de qualquer assunto que seja.

    "De livros encham-se as casas
    Eis um conselho excelente
    Pois um livro aberto em asas
    Põe asas n´alma da gente"

    Beijos literários e achocolatados!

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, querida amiga Audrey.

    Nossa... Mangá, até na TV é difícil.
    A Mariana será uma grande escritora.
    O ovo de páscoa é também, irresistível.

    Quando eu leio um livro que tem princípio, meio e fim, eu leio numa rapidez, que parece que o engoli.

    Quando são fragmentos, costumo ler devagar, e repito a leitura.


    Tenham um lindo fim de semana abençoado.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Com certeza um livro é muito melhor que um ovo de páscoa, ler é bom, estudar também, tudo no seu devido tempo, e isso com certeza ela aprenderá.Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Ah, como Mariana me faz lambrar de mim quando menina!

    Um abraço enorme para ela, rrss

    Bom fim de semana para vós,

    ResponderExcluir
  18. Audrey, não sei o que dizer. Eu deixaria ler uma biblioteca inteira. Notas perfeitas não querem dizer nada. (EU SEI).
    Um beijo grande minha amiga.

    ResponderExcluir
  19. Audrey,ler sempre é uma boa escolha!Eu até acho que os livros sào melhores que algumas aulas!Me perdoem, meus colegas professores!Muito legal sua preocupação com a educação de seus filhos!Diálogo é tudo,parabéns!bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  20. Minha querida, fique encantada com suas palavras no cantinho! Delicia compartilhar histórias, alegram a minha alma.
    Grande beijo e abençoada semana!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  21. Voltei pra agradecer o carinho!

    Na espera por 6 feira, deixo um beijo, desejando uma FELIZ e linda, bem abençoada Páscoa por aí! chica

    ResponderExcluir
  22. Olá!Bom dia!
    Gostei da definição de mangá, rsrs
    Você está certa, ao definir as regras, para Comprar livros...e obrigado por compartilhar isto, conosco!
    Boa semana!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Venho desejar uma óptima Páscoa .
    Com ovos e livros .

    Beijo carinhoso Audrey,
    Maria

    ResponderExcluir
  24. Incentiva…sempre é bom ler, um dia ela troca esses por outros e por ai vai...

    ResponderExcluir
  25. Antes de aprender a ler, meu sonho era justamente esse. eu chorava porque não entendia as letras...resultado é que quando finalmente aprendi a ler, a biblioteca foi minha segunda casa! Com o passar dos anos, isso não mudou, porém fiquei reprovada duas vezes, porque sempre me dei melhor com humanas e uma negação em exatas.
    Logo, sua preocupação não é infundada não!
    Mas é muito bom que eles gostem de ler =)

    Te vi lá no Manô e vim conferir.

    Beijo

    ResponderExcluir
  26. Querida quero desejar uma linda páscoa... Que o espírito de amor, esperança e renovação esteja presente hoje e sempre.
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  27. Minha filha tbm está descobrindo a leitura, a minha sorte é que a leitura que ela gosta ainda é fácil de encontrar na biblioteca da escola.
    Um ótimo dia para você.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. AUDREY,

    boa Páscoa e um feliz tudo!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  29. kkk Audrey gostei do diálogo.São sempre parecidos os adolescentes...
    Ótimo o hábito adquirido da leitura, agora precisa o equilibrio, um livro por mês e ponto Audrey rsrs
    saudade de ti
    uma boa semana

    ResponderExcluir
  30. A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.
    Carlos Drummond de Andrade


    Cumprimentos

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos!!! O caminho é pequeno, mas o coração é grande.