terça-feira, 9 de agosto de 2011

Minto a verdade

“Que a força do medo que tenho
Não me impeça de ver o que anseio...
... Que as palavras que eu falo
Não sejam ouvidas como prece
E nem repetidas com fervor.
Apenas respeitadas
como a única coisa que resta a uma ‘mulher’
inundada de sentimentos
Porque metade de mim é o que ouço
Mas a outra metade é o que calo...
... Que o espelho reflita em meu rosto
um doce sorriso
Que eu me lembro de ter dado na infância
Porque metade de mim é a lembrança do que fui
A outra metade eu não sei...
... E que a minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é amor
E a outra metade também.

MONTENEGRO, Oswaldo


*******

Questionamento sobre quem sou eu, como conduzo minha vida, se realmente vivo o que escrevo ou me escondo em minhas palavras, me fizeram parar para refletir. Principalmente, porque os questionamentos vieram de alguém que não se mostra.
Bem, vamos lá! Nem sempre escrevo o que sinto. Gostaria de fazê-lo mais, no entanto, tenho receio de chocar. Jornalista – com diploma – por opção e convicção, escrevo no meu dia-a-dia o que é necessário. É disso que vivo. Das palavras tiro o meu sustento. Dos fatos que apuro e redijo. E o faço com amor, ainda que não fale dele nos textos. São apenas fatos.
Já no meu blog procuro colocar o sentimento que, muitas das vezes, são tolhidos em outros textos. Quem sou eu? Sou uma mulher impulsiva, com acertos incríveis e erros desastrosos. Sou uma pessoa meio a meio. Meus acertos são frutos de minha intuição. Já meus erros são infantilidade – tem uma parte em mim que teima em não crescer.
Guardo pequenas coisas como verdadeiros tesouros preciosos, e jogo fora coisas grandes, como lixos incômodos que só tomam espaço. Vejo no amor o perigo que envolveu sua grande perfeição e delicadeza. Sou meio a meio. Gosto de tudo sem pressa, com o impulso de uma alavanca. Procuro agir com destreza, mas sem precisão. Eu sou meio a meio. Minha estabilidade é instável, volátil. Eu sou meio a meio.
Quem sou eu?! Vivo realmente o que escrevo?! Bom, eu só sei que eu, eu minto a verdade.
E você?!

25 comentários:

  1. Muito bom cunhada.....caiu como uma luva.Por isso que te adorooo.

    ResponderExcluir
  2. Viver todas as aspirações nem sempre é possível, mas a escrita faz a gente refletir, se conhecer, aí a gente vai acertando e construindo quem somos né? Tchau!

    ResponderExcluir
  3. eu AMO essa declamação dele! simplesmente amo!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada amiga pelas visitas, volte sempre.
    Bjs
    Selia

    ResponderExcluir
  5. GENIAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VAMOS COLOCAR OS IDOSOS NA CADEIA ...
    UMA IDEIA A EXPLORAR?

    Veja no http://vindodospampas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Audrey grato por sua visita. Bela postagem como sempre. Grande abraço desse velho gaúcho.

    ResponderExcluir
  7. Para refletir isso: mentir a verdade!

    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Uma das minhas mensagens e musica favorita do Oswaldo Montenegro...a escrita é um exercício para descobrir o que vai em nosso profundo...onde podemos fazer os acertos, recomeçar.. não sou escritora, mas minha paixão é escrever... gosto de escrever em todos os momentos... gostei da sua escrita... sincera, o que vem de dentro... continue assim... vou estar te seguindo e ler com calma seus pensamentos e até mais... um grande abraço, Giovanna

    ResponderExcluir
  9. Hola, bellas letras desnudan la profunda belleza de este blog,si te gusta la palabra infinita, la poesía, te invito al mio,será un placer,es,
    http://ligerodeequipaje1875.blogspot.com/
    gracias, buen día, besos irreverentes...

    ResponderExcluir
  10. Muy bello el poema Audrey,
    un grato placer leerte.
    feliz fin de semana.

    ResponderExcluir
  11. "Um dia pretendo tentar entender, porque é mais forte quem sabe mentir..." (Renato Russo); Pois agora. Mentir, quem não mente? Mas omitir é melhor, mais suave; eufemismo da verdade.
    Acho que foi Raul Seixas que disse que a mentira que não prejudique a ninguém é valida... Nietzsche dizia que desde o começo, desde a antiguidade estamos habituados a mentir, e não é? E Pessoa com a notável frase: "O poeta é um é um fingidor... Fingir também é brabo. Dizem que as mulheres fazem muito bem isso. Eu acredito que seja senso comum... Pois é, sobre mentira; omissão; fingimento, isso dá um volumoso tratado. A real é que a mentira muitas vezes aparece,e, muitas vezes quando todos já foram embora...
    Enfim, mentir as vezes é necessário?
    Já falei demais.
    Obrigado pela visita e desde já sigo-te.
    Abraços poéticos!
    E parabéns pelo blog. Muito maneiro.

    ResponderExcluir
  12. Viver é ter sempre a liberdade pra sonhar...seja lá a dimensão que tenha esse sonho....beijos de bom final de semana pra ti.

    ResponderExcluir
  13. Um feliz dia dos pais a todos os papais ao seu redor minha querida amiga...beijos de bom domingo e ótima semana,,,obrigado sempre pelo carinho no Livro.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom ! Amei seu cantinho *---*
    Abraços !
    http://razaoouemocaoeisaquestao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. como não sou escritora, só sei escrever o que sinto…
    eu tenho um blog onde sempre despejei meus sentimentos, mas nunca ninguem foi lá pra me questionar… e se fosse problema da pessoa! rs

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pela visita, gosto quando você deixa seus comentários..
    Desejo uma excelente semana de vitórias. Bjs
    Selia

    ResponderExcluir
  18. Uma bela terça feira pra ti minha amiga querida, muito amor e muitos versos na alma...beijos e beijos,.

    ResponderExcluir
  19. E quantos de nós fazemos isso para continuar a viver, mas nem todos entendem o que está por trás desta intenção.
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. E quem sabe o que é a verdade?!
    Que dirá a verdade do outro...não é porque escrevemos um blog pessoal que temos o dever de expor as nossas verdades íntimas aqui.
    Isso é público, e às vezes nem a gente entende as verdades que carregamos, como é que vamos expô-las a um mundo de pessoas em sua maioria desconhecidas?! Nunca!
    As suas palavras traduzem a verdade que você PODE e QUER mostrar, uma parte linda da essência que carregas, um jeito meigo de expôr com letras sentimentos nobres, e também aqueles nem tão nobres assim...mas que fazem de você a pessoa fantástica e única que és.
    Tem um dito "Seja essência e não aparência" e ele se enquadra em você. Não o perca. E dane-se quem se preocupa com a verdade.
    Essa pessoa tenta se achar nas coisas que você diz, e quando você não diz, ela se perde.
    Siga seu pequeno caminho...e não deixe rastros!

    Meu imenso carinho...
    http://pensosintoedigo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Foi bom ter vindo até cá

    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  22. Andrey,

    Como diz Montenegro, somos sempre metade de uma qualquer coisa. Porém, quando entramos no fascinante mundo das palavras, nos revelamos por inteiro, porque metade daquilo que escrevemos são emoções, e a outra metade... também!


    Beijo!
    AL

    ResponderExcluir
  23. Nesta minha 1ª visita (creio)
    devo dizer que gostei do blog.

    Saudações poéticas

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos!!! O caminho é pequeno, mas o coração é grande.