quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Primeiro amor

Os ventos que as vezes tiram
o que amamos, são os
mesmos que trazem algo que
aprendemos a amar...
Por isso não devemos chorar
pelo que nos foi tirado e sim,
aprender a amar o que nos foi
dado. Pois tudo aquilo que é
realmente nosso, nunca se vai
para sempre...

MARLEY, Bob
 
*******
 
_ Mãe, por que as pessoas mentem? Porque elas dizem sentir uma coisa que não é verdade? Por que as pessoas agem sem pensar na mágoa que podem causar? Por que que é assim?
 
Uma pequena pausa para respirar. Minha cabeça deu mil voltas para tentar encontrar uma resposta que não magoasse minha menina/moça. Tão menina e com o coração magoado e olhar triste.
Meu coração acelerou e minha garganta se fechou. As palavras não vinham a minha cabeça. Ninguém me falou que seria assim. Não há uma receita ou livro que ensine as mães a como proceder diante de uma situação dessas. Minha menina já é uma mocinha e está sofrendo as dores do seu primeiro amor.
Respirei fundo, fechei meus olhos e prossegui o que até então era apenas um monólogo triste, indignado e com lágrimas.

_ Muitas das vezes por não saber como proceder diante de alguma situação conflitante, Mariana. Mas pode ser também por falta de caráter ou simplesmente por fuga. Mas isso não é motivo para mudarmos, para deixemos de ser verdadeiros independente de qualquer coisa. Não devemos fingir sentimentos. Sentimos ou não. E também não devemos ficar com alguém por dó.
_ Mas mãe, por que simplesmente a pessoa não nos aborda dizendo exatamente o que sentem? Por que uma pessoa diz gostar de você se não gosta de verdade?! Não seria mais fácil se todos falassem a verdade?!
_ Com certeza seria, mas muitas vezes, as pessoas são incapazes de sentir amor de verdade ou não o conhece e, como não conhecem, fingem que sentem apenas para se sentirem melhor com eles mesmos.
_ Eu estou com muita raiva. Estou com raiva dele e de mim. Ele porque mentiu e eu porque acreditei.
_ Meu amor, não pode ser assim. Você precisa entender que ninguém é obrigada a gostar de ninguém. E que existem pessoas de todos os tipos e capazes de fazer coisas absurdas. E esse não é nem o caso.
_ Então por que diz que gosta?!
_ Mariana, esta é apenas a primeira decepção que você está vivendo. Você ainda passará por várias decepções na vida e não serão apenas as decepções amorosas, mas isto não significa que todas as pessoas são más. Você precisa ser forte e saber se levantar a cada tombo, mas sem perder sua essência. Essa é a tarefa mais difícil: não se deixar modificar pelas cicratizes que a vida te causar.
_ Mas eu gostava tanto dele...
_ Mariana, já pensou se nós nos casássemos com o primeiro namorado?!
_ Ai, mãe, que romântico!!! - diz ela com olhar sonhador.
_ Romântico nada, Mariana, tá maluca?! Imagina quantas pessoas você deixaria conhecer, quantas BOCAS você deixaria de beijar?!?! Deus que te defenda disso!!

rsrsrsrs



_ Nossa, mãe! Fala sério, você fez a parada ficar meio engraçada. O que eu pensei que era romântico ficou um terror. Caraca, ninguém te merece, eu hein?!
_ Você ainda é muito nova, Mari. Quando a gente cresce, as concepções do que é romântico mudam. A vida não é um livro de romance, como o 'Meu querido John'  e o “felizes para sempre”, é a cada romance e enquanto ele dura.
_ Acho que você tem razão. Mas eu espero que ele se engasgue com a baba dela!!!



Claro que os risos foram inevitáveis. Minha filha estava desejando que o ex-namorado se engasgasse ao beijar uma outra menina.



_ Oh, Mariana, que horror!!
_ Que horror, mas bem que você gostou, né?!
_ Minha filha, você encontrará na sua vida vários tipos de pessoa e precisa aprender que nem todas serão honestas com você. O negócio é saber lidar com cada uma evitando o seu sofrimento e também o delas. Você só tem 13 anos e ainda vai namorar muuuuiiiito, sorrir muito, chorar muito... isso é viver. Então, viva!! Siga em frente e deixe de lado aquilo que não te fizer bem.
_ Verdade, mãe. Mas uma engasgadinha com baba não faz a ninguém!



rsrsrsrs



Essa é a Mariana: levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima! Minha garota!!!

5 comentários:

  1. Sei que exagerei quando falei pro babaca se engasgar com a baba da coisa, mas bem que você gostou, rs. E nossa mãe, acredita que eu to chorando? Mas é de felicidade. E obrigada por você ter ficado lá quando eu não consegui dormir de madrugada, e creio que vai ter que fazer isso por mais um tempinho, rs. E eu te amo mãe. Muito.

    ResponderExcluir
  2. Pena que em geral, só damos valor ao perder!
    Bob sempre falou palavras sábias!!!
    Linda Mariana, somos todas um pouco dele!

    ResponderExcluir
  3. Mas o primeiro amor agente nunca esquece!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi minha querida...quanto tempo não passo por aqui...suas visitas me agradam muito...
    Acho que temos algo em comum, aparecemos vez enquando neh..andei sumidinha também.
    Mas, não aguentei e precisei aparecer por aqui...
    Tudo lindo...

    Quanto a Mariana...ahh um dia ela rirá de tudo isso não é mesmo?? Se lembrará de tudo e sentirá saudades de tudo que anda vivendo...E esse primeiro amor será sempre o primeiro e único. Afinal, todos são únicos.
    Bj Grande.

    ResponderExcluir

Sejam bem-vindos!!! O caminho é pequeno, mas o coração é grande.